Tipos de Letras
A Caligrafia para mim sempre foi uma coisa especial. A forma das letras, seus diferentes estilos e sentidos sempre me fascinaram.
E esse fascínio não se restringe ao ato de escrever, mas o quanto a caligrafia influencia o próprio sentido da palavra, ampliando seu significado, conferindo modernidade ou leveza, dando um toque clássico ou divertido, passando seriedade ou descontração.
A personalização dos convites através da caligrafia é parte do ritual do casamento. É uma mensagem sobre a importância que você dá a cada convidado e à sua presença. Gosto de adequar a caligrafia ao estilo do convite e à ocasião da festa: casamento, 15 anos, festa infantil ou um corporativo. Cada um terá uma letra e cor especiais que mostrarão o espírito de cada evento.
Ainda hoje, mesmo com o trabalho de assessoria na Rita Lima Eventos, não consigo deixar de dedicar parte do meu tempo à caligrafia: pessoalmente, subscrevo cada convite, 10, 100 ou 1.000, como se fossem únicos. E na verdade são.
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Como fazer sua lista de convidados
Clique aqui para fazer o download do exemplo de planilha de convidados
(Arquivo XLS)
Esta deve ser a primeira tarefa a ser feita quando se decide casar ou fazer qualquer evento. Isso porque é um trabalho demorado e da lista de convidados você terá a base para planejar todo o seu evento.
Utilizando a planilha acima você terá uma lista organizada e completa. Além de facilitar o trabalho do(a) calígrafo(a), evitando erros e conseqüentemente o desperdício de convites.
Algumas dúvidas mais freqüentes na elaboração da lista:
- Os títulos (Dr, Prof, Desembargador) só devem ser usados em eventos corporativos, pois nos eventos sociais como casamentos, aniversários você está convidando a pessoa pelo relacionamento que tem com ela e não pelo título que ela possui.
- Os tratamentos (Sr, Sra, Srta) são utilizados para demonstrar certa formalidade ao evento. Para um aniversário não se usa o tratamento formal e para casamentos pode-se usar, apesar de hoje em dia a maioria dos noivos preferir colocar somente o nome completo do convidado, sem o tratamento formal.
- Os complementos ( e Família, e Sra.) são utilizados em seguida do nome completo do convidado, para definir quem está sendo convidado - este e toda sua família - ou - este e sua esposa ou acompanhante.
- Os casais - se você conhece o homem, coloque seu nome completo acompanhado de "e Sra", mesmo que não sejam casados no papel, somente morem juntos. Se a sua conhecida for a mulher, NÃO EXISTE "FULANA DE TAL E SR." !! - peça o nome completo do marido e acrescente "e Sra" ou em último caso coloque o nome dela completo , seguido de "e Esposo".
- Os namorados - o mais correto é fazer um convite para cada um, pois não moram na mesma casa. Se optar por fazer um convite único, coloque o nome completo de cada um.
- Os padrinhos e familiares próximos - para estes convidados você pode fazer um tratamento especial e personalizado como "aos meus queridos pais" ou "aos queridos padrinhos Ana e José" ou " à nossa querida daminha Nina". Mas não se esqueça de colocar somente o primeiro nome dos convidados nestes casos, pois trata-se de um convite personalizado que dispensa sobrenomes. Lembre-se que estes convites devem restringir-se somente aos padrinhos e parentes realmente muito próximos e os demais convidados, por mais que sejam muito queridos devem ser endereçados somente com seus nomes completos - é mais elegante!
- Os nomes devem estar completos, nem que para isto você tenha que telefonar para saber um 2º nome ou o sobrenome de seu convidado. Ele vai se sentir muito especial. Somente para um evento pequeno e bem íntimo deve-se colocar somente o 1º nome do convidado.
- Se optar por colocar os 2 nomes de um casal, siga um único critério para não cometer gafes : ou somente o 1º nome de cada um / ou o nome completo de cada um se forem sobrenomes distintos / ou o 1º nome da mulher seguido do nome completo do marido se tiverem o mesmo sobrenome ou se você não souber o sobrenome dela.
- E por último... lembre-se que o nº de convites é sempre menor que o nº de convidados. A planilha abaixo ajudará você a calcular estas quantidades. Sempre mande fazer 40 convites a mais do que o nº calculado em sua lista, pois a impressão de poucos convites é muito mais cara caso você necessite mais tarde.